Estatísticas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Iracema


O livro Iracema foi escrito por José de Alencar, José de Alencar nasceu em 1 de Mais de 1829, ele foi um poeta do romancista, escreveu Cinco Minutos, A Viuvinha e O Guarani, esses contos foram publicados em jornais e só depois de um tempo foi virar um livro. Ele foi mais longe com seus romances e escreveu Iracema “a virgem dos lábios de mel”.
O livro Iracema conta uma triste historia de uma índia tabajara, que se apaixonou por um colonizador português Martim.
Iracema conheceu Martim enquanto tomava banho, ela estava tomando banho quando avisto que estava sendo observada e rapidamente de uma flechada em Martim, Ali começa o romance entre os dois, eles se apaixonam, ela rapidamente tira a flecha que atingira nele, ele quebram a flecha que simboliza paz. Iracema leva Martim ferido para a aldeia onde é recolhido por Pajé. Iracema guarda um o segredo de Jurema, e ela tinha que se permanecer virgem, o segredo de Jurema era um alucinógeno, essa bebida dava “força” aos índios quando entravam em batalhas.
Enquanto esperavam Caubi que era o irmão de Iracema que estava levando Martim as terras dos Pitiguaras. Uma noite Martim pede a Iracema um pouco do segredo de Jurema , Iracema não conseguindo resistir aos encantos de Martim , ela acaba ficando alucinado e ela “possui” Iracema acaba destruindo e cultura dos pitiguaras .
Martim é ameaçado por Irapuã que era o guerreiro da tribo , ele estava enciumado , ele quer invadir a cabana de Araquém e matar Martim , Apesar da advertência de Tupã e puniria quem machucasse o hospede (Martim) .Com esse perigo decidiram fugir. Foram viver juntos a Poti na floresta.
Martim necessita ir para mais uma guerra de tribos. Assim, Iracema fica sozinha, e acaba tendo seu filho, Moacir, "nascido da dor", o primeiro brasileiro, ali mesmo, sem a companhia do amado, sofre muito. Quando Martim finalmente chega a encontra em péssimas condições. A linda guerreira entrega seu filho, e sem forças morre. Martim sofre. Chora.
O romantismo do livro Iracema representa a colonização dos brancos sobre os negros, como disse o avo de Poti disse que Martim era um gavião branco, antes de morrer, a profecia de destruição de seu povo pelos Brancos. É nessa historia que também nasce o primeiro Brasileiro , Moacir filho de Iracema com Martim. 

Um comentário:

  1. Muito bom teu blog Mathias!
    Gostei das postagens e a resenha está bem escrita.
    Continue blogando!
    Abs

    ResponderExcluir